Inclusão de personagens autistas na ficção científica

   Você sabe o que é autismo e suas características? Vem comigo que vou te explicar um pouquinho!

 

 O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um distúrbio neurológico caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

 Sendo dividido em: leve, moderado e severo.

 Os autistas em sua grande maioria tem o que chamamos de hiperfoco, ou seja, eles criam grande interesse por algo e se tornam melhores naquilo e na maioria das vezes bem acima da média de um indivíduo neurotípico. 


 

 Hoje trouxe para vocês dois livros que trazem personagens autistas bem diferentes um do outro e fascinantes em suas habilidades. 

 

  Em Números Perfeitos conheceremos o Cris. Autista não verbal, com dificuldade de socialização e contato físico. O livro mostra a difícil tarefa que o pai assume depois da morte de sua esposa. Sabemos que desde que o mundo é mundo que a responsabilidade maior sempre será da mãe e por esse motivo temos uma relação bem conturbada entre pai e filho. Mesmo o Cris tendo todas essas limitações, ele tem um hiperfoco lindo em números. Ele encontrou nos números uma maneira de se comunicar (é esplêndido). O Leonardo Born, trabalha seu personagem de uma forma muito linda e sensível. Mostra um excelente estudo do TEA para desenvolver seu personagem. Um thriller sci-fi de primeira qualidade.

 


 Em Sara, o Fernando vai deixando durante a estória vestígios que levantam suspeitas sobre a condição da Sara. De cara percebi o padrão de comportamento dela. 

 A falta de contato visual, o fato de não conseguir se encaixar em um grupo ou uma sociedade.

 A Sara é um personagem magnífico e diferente do Cris de Números Perfeitos, ela é verbal e consegue manter uma comunicação social mesmo tendo dificuldades com o contato visual.

 Sara é uma personagem forte, determinada e inteligentíssima. Tanto que as características que a colocam dentro do TEA, muitas vezes passam sem serem notadas por alguns leitores. 






 

 A inclusão é necessária e como sempre falo: Os autistas enxergam o mundo de uma maneira diferente e que nunca seremos capazes de entender. 


 Quer conhecer mais sobre os autores?

 Te convido a conhecer o www.saifers.com.br ambos os livros estão disponíveis no Kindle Unlimited.

 Sou a Anah Lima do perfil literário @anahbooks_ e uma das Organizadoras do Butikin Books.

 

Comentários

  1. Eu percebi que a Sara era autista, mas não tinha certeza se realmente era isso que o Fernando queria passar. Até que ele me disse que era realmente essa a ideia. Eu adorei a inclusão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário